INVESTIR EM CABO VERDE à São Nicolau Autentico
Investir em Cabo Verde
Investir au Cap Vert Français
Porque investir em Cabo Verde

PORQUE INVESTIR EM CABO VERDE

As razões de investir em Cabo Verde

História :

Os navegadores portugueses descobriram um arquipélago constituído por 10 ilhas desabitadas entre 1456 e 1460. As ilhas montanhosas eram cobertas de vegetação. Devido a seca ao longo do séc. 17 e do séc. 18, a desflorestação e a abolição da escravatura em 1866 originou o declínio da economia caboverdana, encruzilhada triangular das grandes rotas comerciais entre a Africa, a Europa e as Américas.

Antiga colónia portuguesa, a Independência de Cabo Verde foi adquirida no dia 5 de Julho de 1975. Na época, instaurou-se um regime comunista e o mono - partidarismo foi abolido no dia 28 de setembro de 1990. Os observadores internacionais qualificaram as eleições de livres e transparentes.

Cabo Verde distinguiu-se recentemente através do género musical, a MORNA, graças ao talento e a popularidade da cantora Cesária ÉVORA e do müsico Paulino VIEIRA e nuitos autros artistes.

Política, População e Segurança :

Regime democrático com eleições de cinco em cinco anos.

Beneficiando de uma legislação moderna comparável a aquela existente na europa, ausência de conflitos étnicos ou religiosos (cristãos a 93% e 7% de protestantes), o país está em pleno desenvolvimento económico. Em 2010, 510 000 caboverdeanos habitavam o seu país, mais de 700 vivem no estrangeiro: 25% nos EUA, 75% na Europa dos quais 150 000 vivem em Portugal.

A língua oficial é o português mas também o crioulo. O francês é uma das línguas estrangeiras ensinadas na escola (liceu). A população é mestiça descendentes da mistura dos escravos africanos e europeus.

Moeda e economia :

1€ = 110 $ (escudos), a paridades é fixada com o euro, as transferências bancárias são facilitadas e sem embaraços.

A taxa de crescimento é em média de 4% desde 1985, 4,5% em 2010, a inflação é de 3%. O PNB por habitantes é de 2 900€.

O direito de propriedade é garantido graças a uma reforma de cadastro e as transações imobiliárias são registadas por um notário (serviço notarial) funcionário do estado. O registo de propriedade é publicado no Boletim Oficial Nacional. A lei dos impostos é muita vantajosa e caracteriza-se por uma ausência de convenções entre Cabo Verde e a França. O país cativa capitais estrangeiros e os investidores beneficiam de atrativos fiscais. É evidente que os primeiros investidores beneficiarão de uma mais-valia importante sobretudo para os imóveis situados a beira-mar.

Em S. Nicolau, cultiva-se o milho, a batata-doce, a mandioca, os feijões secos assim como bananas, o café e a cana-de-açúcar. Esta atividade representa 12% do PNB. A Indústria limita-se a extração da pozolana (cimento), a refinaria do açúcar, a destilação de licores, a fabricação de cigarros e a indústria de conservação do peixe.

Clima e atividades :

Cabo Verde beneficia de uma clima tropical seco e com sol durante todo o ano. A temperatura do ar oscila entre 20 e 32º, no mar entre 20 e 25º.

Não se exige uma única vacina em especial. Diferença de horário; 2 horas no inverno e 3 horas no verão. Os reformados com certeza o clima e o custo reduzido da vida quotidiana. Longe dos clichés paradisíacos, podemos encontrar uma vida autêntica, uma beleza natural e selvagem a morabeza das suas gentes, sem esquecer o famoso carnaval, considerado o segundo de CaboVerde. O dragoeiro, símbolo de S. Nicolau, único no mundo, atinge entre 500 a 900m de altitude.

A fauna marinha rica dos seus corais nas águas transparentes, límpidas e cristalinas, ricas em peixe, as baleias passeiam ao largo das costas de setembro a abril e as tartarugas marinhas vêm colocar os seus ovos nas praias de junho a setembro. Sem esquecer as famosas lagostas!

Encontramos todas as atividades náuticas: mergulho, windsurf, pesca grossa. Os amantes de caminhadas, passeios nas montanhas ficarão agradavelmente encantados com os percursos e a beleza das paisagens no seu estado natural. Em TARRAFAL, a areia preta é conhecida mundialmente pelas suas virtudes terapêuticas no tratamento de reumatismos, tendinites e todas as lesões articulares.

A fauna existente limita-se a algumas lagartixas e macacos, ausência de serpentes e de escorpiões.

Restauração :

A base da alimentação compõe-se essencialmente de peixes, de mariscos e de produtos agrícolas.

Uma das especialidades é a famosa cachupa, prato típico, composto por milho, mandioca, batata-doce toucinho e chouriços. Este prato pode ser acompanhado de galinha, carne de porco ou peixe (cachupa rica). A cachupa “guizada” (uma outra variante da cachupa) é servida normalmente ao pequeno-almoço, acompanhado de pequenos pedaços de cebolas e de ovos estrelados……. sem contar com o famoso grogue, destilado no local.

De notar todos os outros pratos são também servidos ao gosto do freguês/cliente; pizzas, carnes, peixes, etc…

Transportes :

Numerosos voos directos (5h30 de Paris) ou com escala em Lisboa das capitais europeias, com pouca diferença de horário.

Voos charter com partidas de França, Itália, Londres, Bruxelas, Copenhaga etc…
Cabo Verde liga igualmente o Brasil, os USA e a África através dos TACV (Companhia Nacional).

O espaço aéreo vai-se aumentando cada vez mais, os percursos turísticos procuram novas ofertas de viagem afim de compensar a frustração dos turistas em certos destinos do norte de África e desejosos de satisfazer uma clientela ávidos de destinos virgens, ecológicos e autenticos !

- Existem 4 Aeroportos internacionais em Cabo Verde: no Sal, Praia, Boavista e S. Vicente.

- L’aérodrome de S. Nicolau está nas proximidades da cidade de Ribeira-Brava. Tarrafal está a 30 minutos por uma boa estrada asphaltada . (Com voos todos os dias com excepção do Domingo.

- Através de Barcos que ligam a ilha de S. Nicolau com as restantes ilhas, S. vicente, Santiago e Sal.